Se te aborreceres, joga aí umas bolas!

quinta-feira, 25 de Março de 2010

OUVIR RÁDIOS ONLINE NA PONTA DOS DEDOS

Por vezes, gosto de ouvir rádio quando estou no pc mas não gosto nada, mesmo nada, de ter de ouvir no browser e, quase sempre, num pop-up do site da rádio. Compreendo que tenham de maximizar os ganhos e que "obriguem" os seus ouvintes a ter de visitar o seus sites mas eu prefiro ouvir música (e neste caso, rádio) através de programas específicos e não em browsers de internet.



Vou ensinar como se pode ouvir rádios online (Renascença, TSF, Comercial, Antena 1, Antena 3, Oxigénio, Radar, Best Rock), facilmente, através do Windows Media Player*.

* Para quem tem outros programas audio instalados (Winamp, etc), poderá acontecer que sejam esses mesmos programas que estejam pré-definidos para abrir os protocolos que as rádio online utilizam (mms, asx) e por isso, poderá acontecer alguns erros ou conflitos. É relativamente fácil alterar que programas queremos que abram esses protocolos mas, por experiência pessoal, principalmente no XP, pode acontecer erros e conflitos e como tal, fica à vossa consideração continuar a seguir este tutorial e escolher que programas querem utilizar para ouvir rádios online.

1- Primeiro que tudo, aconselho VIVAMENTE criarem um ponto de restauro no vosso pc, antes de instalarem qualquer programa.
 - Como criar ponto de restauro no XP.
 - Como criar ponto de restauro no Windows 7.
 - Como criar ponto de restauro no Windows 7. (link 2)

2- De seguida, para quem tem Windows XP*, é só instalar este programa, chamado ActivBoard que disponibilizo aqui.(Tem vários links, basta fazer o download através do site que mais preferirem) (Além do programa, contém os restantes ficheiros necessários, que irão ser pedidos mais abaixo, logo não será necessário fazer de novo o download)

*Para quem tem Windows Vista ou 7, tentem instalar normalmente. Se, der erro ao instalar ou após a instalação, verificarem que o programa não está a funcionar correctamente, tentem iniciar o programa em modo de compatibilidade.
 - Como utilizar programas em modo de compatibilidade.

Posso afirmar que, neste momento, estou a utilizar o programa no Windows 7 normalmente, sem ter necessitado de utilizar o modo de compatibilidade mas se algo de errado acontecer, tentem o que escrevi acima.

 3- Na instalação do programa, logo no inicio, pede pra escolherem a lingua. Escolham Português.
A meio da instalação, aparecerá uma janela como 3 opções de teclado*. Escolham a primeira do lado esquerdo, conforme a imagem abaixo.


*Ora bem, como poderão ver na imagem, no canto superior esquerdo, diz lá "Packard Bell". De facto, quando adquiri este pc (e teclado) da marca Packard Bell, o programa ActivBoard já vinha instalado e, aparentemente, funciona perfeitamente em pcs/teclados desta marca. Porém, antes de escrever este tutorial, testei este programa em mais 2 pcs e teclados (inclusive um teclado com configuração em espanhol, comprado numa loja dos chineses...) e funcionou perfeitamente. Se não funcionar na vossa máquina, por qualquer motivo, lamento e o melhor que poderão fazer é o tal restauro de sistema que pedi no inicio do tutorial para fazerem, de modo a que fiquem com a máquina "limpa" e tal como estava antes de instalarem o programa... Ou tentarem de novo a instalação mas escolhendo outro modelo de teclado, pode ser que resulte. 

4- Após a instalação, irá ser pedido para re-iniciarem a máquina.

5- Após o re-ínicio, verificarão 3 ou 4 ícones novos na vossa barra de ferramentas. Cliquem com o botão do lado direito do rato sobre cada 1 deles e façam "ocultar", excepto no ícone assinalado na imagem abaixo.


6- De seguida, efectuem o download deste ficheiro que disponibilizo aqui. (Se já fizeram o download que referi acima, já têm todos os ficheiros necessários, não precisam de fazer de novo download.)

7- Extraiam o conteúdo do ficheiro para uma pasta à vossa escolha.

8- Copiem o ficheiro "Keyb.ini" que acabaram de extrair para a pasta "C:\apps\ActivBoard". Irá surgir uma janela a perguntar se querem substituir o ficheiro já existente. Digam que "sim".

9- Em "C:\apps\" , criem uma nova pasta chamada "Streams", de modo a que fique "C:\apps\Streams" e copiem para lá os ficheiros "tsfdirecto.asx" e "stream_rr_new.asx" que acabaram de extrair, para a nova pasta "Streams", localizada em "C:\apps\Streams".

10- Finalmente, cliquem com o botão do lado direito do rato sobre o tal ícone do ActivBoard que está na barra de ferramentas e escolham "Ativar".

11- Cliquem na tecla F9, por exemplo, para ouvir a Antena 3 online. :)

12- Se, eventualmente, quiserem editar/apagar/adicionar novas rádios ou até mesmo novas funções para as teclas, bastará ir a "C:\apps\ActivBoard" e abrir o ficheiro "Keyb.ini" com o bloco de notas e efectuarem as funções que quiserem. (Por exemplo, por vezes, as rádios online alteram os seus links e ficarão offline, até que alteremos para os novos endereços "mms" ou "asx".*)

13- Cliquem na tecla F9 e ouçam a Antena 3!

Sem comentários: